quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Chinchila

Histórico:Chinchila é um animal vegetariano, originário da América do Sul, precisamente das altas planícies dos Andes.Neste habitat primitivo, via de regra desértico, alimentava-se apenas de ervas (gramídeos) cascas, folhas de arbustos.Normalmente fazia muito calor durante o dia, e muito frio no período noturno, sendo de hábitos noturnos, ela se abrigava durante o dia em tocas e durante a noite, saia para comer.
A primeira criação de chinchilas em cativeiro foi iniciada na Califórnia pelo engenheiro americano Mathias Chapman. Em suas explorações, deparou com este animal e ficou impressionado com a delicadeza e suavidade de sua pele, levou então alguns exemplares aos Estados Unidos e assim iniciou sua criação.
Características:As Chinchilas são animais muito receptivos, ao acostumar com seu tratador, elas criam um vínculo, sabendo identificá-lo de um estranho. Elas possuem um tamanho de 20 a 26 cm de comprimento quando adultas, possuem longa e bonita cauda chegando muitas vezes a metade do seu corpo. Atinge aproximadamente 18 a 20 anos.A Chinchila pode viver em qualquer ambiente, mesmo em casa pois é extremamente limpa e não desprende odores. Devido a densidade de seus pêlos nela não se cria nenhuma espécies de parasita, comuns em outros animais domésticos. É um animal pacífico e mimoso, adaptando-se facilmente ao ambiente.A Chinchila pode ser criada em qualquer local desde que o mesmo seja seco, bem ventilado e abrigado do sol.Tendo a Chinchila como habitat natural os Andes onde suportava grandes variações de temperatura, transformou-se em um animal muito resistente.Alimentação:A alimentação deste animal é basicamente vegetal. Compondo-se de alfafa seca e da ração balanceada (peletizada), devendo ser administrada diariamente: 15g de ração - 15g de alfafa e água a vontade.Os animais não devem ser superalimentados, são muito regrados em sua alimentação e não comem em demasia.Eventualmente pode ser fornecido aos animais alguma fruta como maçã, pêra, uva passa, etc.Conserve a ração e alfafa em locais secos e ventilados. Obs.: nunca forneça alimentação deteriorada.Deve-se colocar um pedaço de casca de coco (seco) na gaiola para que o animal brinque e desgaste a dentição.Reprodução:A Chinchila é um animal mamífero, e sua reprodução é sexuada. Aos 7 ou 8 meses é considerada adulta para a reprodução, podendo assim acasalar.A fêmea tem seu período de ovulação a cada 28 dias permanecendo neste período de 3 a 5 dias. O cruzamento ocorre quase sempre no período noturno.Uma vez realizada a cópula a fêmea expele um tampão ceroso chamado stopper, que poderá ser encontrado no piso da gaiola e indica que houve acasalamento.O período de gestação é de 111 dias, podendo assim ter 2 ou 3 partos em um mesmo ano.Saúde:A Chinchila é muito rústica e resistente as doenças comuns a outro animais de cativeiro. Não há registros até agora de doenças ou epidemias em chinchilas em todo o mundo. Por este motivo, não é necessário vaciná-la.Nas importações não há quarentena e também não há registros de doenças transmissíveis ao homem ou vice e versa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário